Chatbot de cobrança: 4 motivos para apostar nessa estratégia

chatbot de cobrança

Conheça 4 motivos importantes para apostar em chatbots de cobrança, que vão proporcionar muitas vantagens para seus processos financeiros.

Você já ouviu falar dos chatbots de cobrança? Essas inteligências artificiais são tecnologias que estão se consolidando no mercado, justamente por oferecerem alguns motivos bem interessantes para a área de cobrança das empresas.

Seja para cobrança de pessoas físicas ou jurídicas, é essencial automatizar essa atividade. Desde a integração com sistemas, experiência do cliente e redução de custo, os chatbots de cobrança vão ajudar na rotina empresarial e trazer resultados incríveis.

Por isso, separamos 4 motivos sobre o tema. Então, continue lendo para entender como essas tecnologias vão revolucionar a rotina da sua organização na prática. Boa leitura!

1. Integrações com outros sistemas

A primeira vantagem de uso de um chatbot de cobrança é a capacidade de integração e alimentação de sistemas terceiros. Esse recurso é importante para que todos os dados coletados na interação com os usuários sejam armazenados em sistemas de ERP ou CRM, por exemplo.

Na prática, esse armazenamento de dados permite que as informações sejam posteriormente analisadas para identificar perfis e traçar estratégias de abordagem aos clientes inadimplentes. A atualização da persona vai dar mais condições para suas ações estratégicas ao longo do tempo.

Nesse sentido, traçar o perfil correto de um consumidor pode dar uma boa vantagem na negociação, o que reduz diretamente o impacto de um valor não pago no caixa da empresa. Da mesma forma, ao pagar o valor pendente, o cliente fica livre para organizar a vida financeira e, no futuro, consumir mais.

2. Experiência do cliente

Mesmo na área de cobrança, a experiência do cliente conta bastante para resolver pendências e aumentar a conversão de pagamentos atrasados. Nesse sentido, os chatbots de cobrança vão proporcionar uma experiência única para os usuários.

O primeiro ponto de destaque é a velocidade de resposta para o usuário. Diferentemente de um atendimento humano, o chatbot de cobrança é projetado para ser instantâneo, ou seja, nada de prender o cliente por muito tempo.

Além disso, pela questão da inadimplência presente, dar a possibilidade de conversa com um software vai quebrar qualquer barreira do usuário, que não vai ficar envergonhado em negociar os valores devidos — e pode ter certeza que isso conta muito na resolução de pendências.

Outro benefício para a experiência do cliente é a disponibilização do chatbot em uma plataforma que o usuário está. Ou seja, é possível atender em plataformas como o Facebook, Messenger, WhatsApp e o KIK, ambos com milhões de usuários ativos no Brasil.

3. Agilidade no atendimento

E se a experiência do usuário é importante, também precisamos falar de um item fundamental para a empresa: a agilidade no atendimento. E isso é importante para dar vazão às cobranças, o que exigiria um alto investimento no trabalho de colaboradores humanos.

Da mesma forma, para um atendimento de cobrança, a agilidade pode ajudar a resolver as inadimplências mais rapidamente, o que vai resultar em mais dinheiro retornando para o caixa da empresa.

Além disso, caso a sua empresa seja do ramo de cobrança, eliminar a fila de usuários esperando pode causar uma ótima impressão da marca, visto que a demora não vai resultar em reclamações por parte dos usuários.

Ou seja, se você vende serviços de cobrança, certamente poderá usar essa tecnologia como diferencial da sua empresa.

Portanto, apostar em chatbots de cobrança para agilizar o atendimento — o que também impacta na experiência do usuário, conforme falamos anteriormente — é uma grande vantagem para a economia de recursos empresariais, pode apostar.

4. Redução de custo

O último e importante motivo de um chatbot de cobrança é a redução de custo que o mesmo proporciona. Por ter condições de atender mais usuários, seja em velocidade ou nos atendimentos simultâneos, a tecnologia permite que a empresa reduza os custos com contratação e treinamento de colaboradores.

Assim, sua organização pode realocar os profissionais de atendimento para momentos específicos, quando o chatbot não consegue realizar o atendimento — pela complexidade ou vontade do usuário.

Então, a equipe de atendimento poderá ser mais enxuta e trabalhar nos casos mais estratégicos e complexos, que exigem uma interação humana. Outro bom uso para a equipe é o redesenho do processo de atendimento, o que vai melhorar ainda mais essa atividade dentro da empresa.

Portanto, se você quer reduzir custos e oferecer mais agilidade no processo de cobrança, aposte nos chatbots dedicados para essa tarefa. Os ganhos serão imensamente positivos.

Pronto para usar um chatbot de cobrança na sua empresa?

Cada vez mais o mundo é evolui tecnologicamente e as soluções precisam acompanhar essa velocidade de evolução. A partir de tecnologias de inteligência artificial, como é o caso dos chatbots de cobrança, as empresas podem oferecer um serviço de maior qualidade para seus usuários.

Assim, é importante considerar os pontos que trouxemos ao longo desse conteúdo e investir em um chatbot de cobrança para sua empresa. Nesse sentido, o Multi Chatbot é a solução ideal para suas atividades financeiras.

Com velocidade, atendimento simultâneo e flexibilidade, esse serviço da Multidados é a solução ideal para desafogar a área de cobrança da companhia. Além de proporcionar uma experiência única para os usuários, o chatbot ajuda a reduzir custos e otimizar os recursos empresariais.

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